haha não esqueci e nem abandonei o tema "filosofia" aqui do blog, apenas tive um contratempo nas semanas ... mas continuando a falar sobre filosofia Era Pré-Socrática....
Postes anteriores postei sobre Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes, hoje falaremos sobre Parmenides e Heráclito.
"Não é possível dizer nem pensar o que não é" - Parmenides
O grande Platão o reconheceu como pai espirital e dedicou a ele um de seus diálogos. A profundidade das ideias e argumentações de Parmenides é considerada até hoje uma das mais ricas da história. E se filosofar já é difícil, imagine deixar as teorias gravadas em formato de poesia. Parmenides o fez. Está tudo registrado em poemas filosóficos (exatamente 154 versos). Nascido em Eleia, hoje sul da Itália, Parmenides é considerado o principal nome da escola eleática, um dos últimos movimentos filosóficos do fim da era pré-socrática. Seu grande mérito foi ter reconhecido que nossos sentidos nem sempre estão certos, valorizando a importância de fazer uma interpretação nacional do mundo. Parmenides chegou a uma conclusão oposta á do contemporâneo Heráclito. Para ele a Teoria do Devir não poderia estar cert, por que algo que "é" e "não é" ao mesmo tempo não passa de uma contradição. Não há uma terceira possibilidade, dizia Parmenides. Ou o ser é uma coisa ou não é.
Quanto ao poema de Parmenides, tem apenas os fragmentos e retirei esse pequeno fragmento de outro site: O poema "sobre a natureza"
E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão
direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu:
“Ó jovem, acompanhante de aurigas imortais,
tu, que chegas até nós transportado pelos corcéis,
Salve! Não foi um mau destino que te induziu a viajar
por este caminho – tão fora do trilho dos homens –,
mas o Direito e a Justiça. Terás, pois, de tudo aprender:
o coração inabalável da verdade fidedigna
e as crenças dos mortais, em que não há confiança genuína.*
Agora vamos para Heráclito - muito curioso
"Tudo flui e nada permanece" - Heráclito
Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio. Quando imergimos, águas novas substituem aquelas que nos banharam antes. O exemplo serviu para ilustrar a Teoria do Devir de Heráclito de Éfeso, sua tese mais famosa. Para ele, o Universo anda num eterno fluiu, com cada coisa sendo e não sendo ao mesmo tempo. Para Heráclito, era o logos - algo como razão ou inteligencia - que o governa o mundo. Ele reconhecia que todos os homens possuem o logos, mas acreditava que a maioria (que chamou de "adormecidos") não desenvolvia essa inteligencia. Apenas os "despertos" utilizavam o logos de modo consciente. Suas teorias só foram reveladas após seu bizarro suicídio: cobriu o corpo de esterco e foi para a praça, onde foi devorado por cães. Heráclito deixou frases gravadas em laminas de ouro que ficaram secretamente guardadas com sacerdotes. Eram curtíssimas e com duplo sentido, como no trecho "a rota para cima e para baixo é uma e a mesma".
Se você achou curioso esse teoria e bem estranho também, estamos na mesma linha de raciocínio, mas se prestarmos mais atenção quando ele menciona "logos" como algo que os homens tens, pode ser loucura e muita viagem, mas aí é que vem outra pergunta, de onde surgiu a ficção nas histórias em que o homem usava a mente para controlar as coisas, de suas mãos saia magia e de dentro dos personagens algo devia ser despertado. srsrs viajei agora né? Mas, parando para pensar chegamos nessa pergunta, será que para a imaginação do homem nas histórias de ficção foi usado essa teoria e ao longo do tempo os nomes foram modificados ... rsrsrsr E quem disse que várias de suas frases não são de nos deixar com o cérebro fritando rssr
ai ai, deixarei para vocês que assim como eu, gosta de pensar nessas teorias.
até o próximo poste com Pitágoras - haha - vão amar as suas teorias :*
E quem disse que esse pensamento á cima não nos faz refletir e muito?
Aula básica de filosofia....rsrs. Super curti.
ResponderExcluirsrrsrssrrs :)) mtoo bom viajar em outros pensamentos
ResponderExcluir