que boom estar aqui hoje postando mais um capitulo de nossa filosofia .... Lembrando pessoal que essas informações estão sendo retiradas da revista superinteressante - o guia da filosofia ....
E hoje falaremos de PITÁGORAS
O princípio de tudo é o número.
Quando Pitágoras descobriu que o quadrado da hipotenusa é igual á soma dos quadrados dos catetos, seus discípulos consideraram a descoberta uma revelação divina. Ele próprio acreditava que sua conclusão não havia surgido do pensamento lógico, mas de uma iluminação. Filósofo e matemático, Pitágoras também era considerado uma líder espiritual. Ha quem diga que Pitágoras era lindo de morrer (♥). Seus discípulos desconfiava que ele era o deus Apolo e segundo reza a lenda, alguns que o viram nu disseram que sua coxa era de ouro. *O*
Aos 40 anos o filósofo-matemático saiu de sua cidade natal e foi para Itália onde fundou uma seita. Os alunos da escola pitagóricas, viviam em comunidade e passavam os dias estudando as teorias do filósofo. A imposição de rituais estranhos, como o que proibia morder um pão inteiro ou alisar a marca do corpo deixada no lençol ao levantar da cama, leva a crer que Pitágoras era obsessivo-compulsivo.
Ele se achava. Dizendo que ficara 200 anos no inferno antes de chegar aos homens. Suas teses tinham valor de dogmas - poucos tinham valor permissão para questioná-lo. E sua teoria era baseada nos números. Enquanto os filósofos de Mileto acreditava que a causa de tudo era um elemento físico ou infinito, para ele o principio de tudo é o número. Mas, os números de Pitágoras eram diferentes dos nossos algarismos, não eram abstratos e ocupavam uma dimensão espacial, em forma de quadrados e triângulos.
Outra de suas ideias foi a "música cósmica", para o nosso pensador os astros tocavam uma melodia perfeita e divina durante seu movimentos. Mortais não seriam capazes de ouvir tal canção porque os sons contínuos passas despercebidos pelos nossos sentidos.
A seita pitagórica não teve um final feliz. Cidadãos se revoltaram contra a comunidade, considerada uma panelinha aristocrática. Os revoltados mataram seguidores de Pitágoras que fugiu da cidade e se refugiou em Metaponto, onde morreu pouco tempo depois. Após sua morte os discípulos criaram novos centros para difundir a seita e as teorias, mas o mestre não deixou nada escrito. Tudo o que se sabe de suas doutrinas só ganhou visibilidade com os livros do pitagóricos Filolau, os quais Platão comprou sob encomenda.
Achou louca a teoria dos números? eheheh pra começo de conversa .... não a o que falar, apenas colocar para vocês lerem como era a seita pitagórica.
QUER ENTRAR PARA A SEITA PITAGÓRICA?
- Não comer favas
- Não recolher o que caiu
- Não tocar em um galo branco
- Não parir o pão
- Não saltar sobre traves
- Não atiçar o fogo com ferro
- Não morder um pão inteiro
- Não partir as guirlandas
- Não se sentar sobre um jarro
- Não comer coração
- Não se olhar em um espelho perto do fogo
- Não alisar a marca do corpo deixada no lençol quando levantar da cama...
PARA MIM A MAIS LOUCA FOI Á 3, 9 E A 12 .... HAHA ME SENTINDO MEIO LOUCA COM ESSAS TEORIAS E TUDO MAIS .....
COMO NOSSO PENSADOR NÃO DEIXOU NADA ESCRITO E A SUA TEORIA DO MUNDO É A DO NÚMERO, NÃO TEMOS MUITO O QUE FALAR, APENAS QUE .... PITÁGORAS SEMPRE FERROU COM MINHA VIDA NA TEMPORADA ESCOLAR srsrsrsrrsrs
Amores até a próxima :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário