Mitologia Grega
A mitologia grega é o corpo de mitos e ensinamentos que pertencem á Grécia Antiga, sobre seus deuses e heróis, a natureza do mundo e as origens e o significado de seu próprio culto e práticas de rituais. Era parte da religião na Grécia Antiga.
Arqueológicos fornecem a principal fonte de detalhes sobre a mitologia grega, já que deuses e heróis tem grande destaque na decoração de muitos artefatos. Desenhos geométricos em ceramica, retratam cenas do ciclo de Tróia e as aventuras de Hércules.
A mitologia grega tem grande influencia sobre a cultura, as artes e a literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem ocidental.
Mito e Sociedade
A mitologia grega era assunto principal nas aprendizagens das crianças da Grécia Antiga, era um meio de orienta-las no entendimento do fenomenos naturais e em outros acontecimentos que ocorriam sem o intermédio do homem. Os gregos antigos atribuia uma criatura ou um deus em cada fenomeno que acontecia.
Além das crianças serem educadas através da mitologia, as familias aristocratas, assim como os reis, médicos, e também profissionais possuiam a tradição de se ligarem a genealogicamente a antepassados misticos, geralmente divinos, ou até mesmo heróicos. Os comerciantes cultavam o deus Hermes, sempre na tentativa de deixa-lo satisfeito e assim ter bons negócios em suas vendas.
Muitos festivais religiosos eram realizados na Grécia Antiga. Alguns eram especificadamente dedicados á uma deidade ou e um cidade-estado.
Existiam jogos que eram realizados anualmente em locais diferentes, e que culminaram Jogos Olimpicos da Antiguidade, realizado há 4 anos e dedicados á Zeus.
Os gregos, com muita frequencia encontravam desígnios dos deuses em muita caracteristicas da natureza, os adivinhos, por exemplo, acreditavam haver uma mensagem divina no voo das aves e de sonho.
Nas primeiras era em que a filosofia vivia ao lado da tradicional mitologia, para os gregos a sabedoria plena e completa pertencia aos deuses, mas os homens poderiam deseja-las e ama-las, tornando-se filosofos (philo = amizade, amor fraterno, respeito; sophia = sabedoria).
Mito e Religião
Hoje, todas as mitologias de todos os povos são entendidas como um conjunto de crença enraizadas em relatos modernamente ficticios e imaginarios pelos poetas, enquanto a religião propõe-se em criar rituais ou práticas com a finalidade de criar um vinculo com a espiritualidade.Mitologia é um termo indiscutivelmente técnico e moderno e nunca usado pelos próprios gregos e os romanos.
Seus cultos compreendiam a religião politeísta na qual os especialistas agruparam e formou o que conhecemos hoje "mitologia grega", analisando as narrativas poéticas como legado na literatura antiga, ao passo que sobretudo os gregos, antes da fama da filosofia, acreditavam serem reais. Pode-se dizer que "mito" é todo o conjunto que nós compreendemos hoje o que em suas épocas os gregos chamavam de "religião".
OBS: MUITO INTERESSANTE ESSE PARTE DA RELIGIÃO!
AGORA COMEÇA FICAR MAIS INTERESSANTE !!!
História
A origem dos mitos da Grécia não deriva puramente dos gregos, mais de uma mistura entre culturas dos indo-europeus, pré-gregos e até mesmo dos asiáticos, egipcios e outros povos com as quais os gregos estabeleceram contatos.
Um dos fatores de evolução da mitologia grega foi a grande transformação que ela experimentou através de tempos, e tal transformação serviu para enriquecer sua própria cultura.
A história mitologica do mundo pode ser dividida em 3 ou 4 grandes períodos:
- mito da origem ou da era dos deuses - é a teogonia, o nascimento dos deuses, os mitos sobre a origem do planeta, dos deuses e da raça humana;
- era em que os homens e os deuses mesclavam livremente - histórias das primeiras interações entre deuses, semi-deuses e mortais juntos;
- era dos heróis (era heróica) - onde a atividade ficou mais limitada. As ultimas maiores lendas heróicas são a Guerra de Tróia e suas consequencias.
- Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu;
- Afrodite - deus do amor, sexo e beleza;
- Poseidon - deus dos mares;
- Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterraneo;
- Hera - deusa dos casamentos e da maternidade;
- Apolo - deus da luz e das obras de artes;
- Artemis - deusa da caça e da vida selvagem;
- Ares - divindade da guerra;
- Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas;
- Cronos - deus da agricultura que também simboliza o tempo;
- Hermes - mensageiros dos deuses, representava o comercio e as comunicações;
- Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.
PRINCIPAIS SERES MITOLOGICOS:
- Heróis - seres mortais, filhos de deuses com humanas - Hércules, Aquiles e Heraclés
- Ninfas - mulheres que habitavam os bosques e os campos, levando alegria;
- Minotaura - corpo de homem e cabeça de touro - figura mais conhecida;
- Medusa - mulher com serpentes da cabeça;
- Sereia - mulheres com metade do corpo de peixe, atrae marinheiros com seus encantos;
- Centauros - corpo formado de metade homem e metade cavalo;
- Quimera - mistura de leão e cabra que solta fogo pelas ventas;
- Sátiros - figura com corpo de homem, chifres e patas de bode;
- Górgonas - mulheres, espécies de monstro (exemplo: Medusa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário