sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O homem descobre a razão: nasce a filosofia

Bom Dia amores .... Hoje estou inspirada e mais apaixonada pela filosofia ... em breve trarei o comentário do romance filosófico que estou lendo e amando a cada pagina ♥ rsrsrs

E, com isso continuarei as postagens sobre a filosofia ^^

Agora vamos entrar na Era Pré-Socrática

O homem descobre a razão: nasce a filosofia .... 
 Os primeiros filósofos foram os que buscaram explicações racionais, e não mais religiosas, para a origem do mundo e do homem. Diferentemente do que se pensa, esse pensamento revolucionário nasceu na Jônia, hoje Turquia, e não na Grécia.

 A filosofia não nasceu na Grécia. A terra natal de Tales, considerado o primeiro filósofo da história, é Mileto, cidade do sul da Jônia, região que hoje pertence á Turquia. Ou seja, é correto dizer que a filosofia nasceu no mundo grego, mas o mundo grego dos séculos 7 e 5 a.C. não tem nada a ver com a Grécia de hoje. Demorou quase cem anos para a filosofia chegar á capital Atenas, onde viveu Sócrates, uma espécie de Jesus Cristo da filosofia.
 Assim como o calendário cristão á filosofia também é divida em duas eras: pré e pós-Sócrates. Na era pré-socrática, a principal preocupação era saber de que era feito o mundo e o ser humano. A pergunta de que são feitas as coisas? pode soar ingenua e até infantil. Mas o filósofo Timothy Williamson, de Oxford, considera uma das melhores perguntas já proferidas - uma questão que nos conduziu a boa parte da ciência moderna.
 Os pensadores não engoliam a ideia de que o mundo surgiu do nada. Nada vem do nada e nada volta ao nada era uma premissa básica para os pré-socráticos, o que significava dizer que o mundo é uma eterna reciclagem, tudo se transforma sem jamais desaparecer. Eles tinham até uma palavra para esse mundo perene: physis, do verbo grego "fazer surgir". Physis era a origem de todos os seres e coisas mortais do mundo, que estão em permanente transformação.
 Mas afinal o que era Physis? Cada pensador achava que era uma coisa. Tales afirmava que o princípio era a água ou o úmido. Anaximandro, o infinito. Anaxímenes, o ar. Pode parecer simplório, mas era a primeira vez que se buscava uma resposta racional para a origem do mundo.

     OBS: Acredito que até hoje muitos procuram uma resposta racional para a origem do mundo.

Próximo poste:
O universo é feito de água - Tales de Mileto

:*

2 comentários:

  1. Muito legal. Vou acompanhar. Você deveria fazer uma graduação em História ou Filosofia. Bjnhs...;-)

    ResponderExcluir

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...