quinta-feira, 26 de novembro de 2015

I- Juca Pirama (trecho) - Gonçalves Dias

Boa noite amores *-*
Vamos para o Brasil, meu povo? Não né srsrsrsr
Vamos de poesia brasileira hoje aqui no blog e Gonçalves Dias domina meu blog \o/ rsrssr

I-Juca Pirama (trecho)

 Meu canto de morte,
 Guerreiros, ouvi:
 Sou filho das selvas,
 Nas selvas, cresci:
 Guerreiros, descendo
 Da tribo tupi.
 Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci;
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.

Já vi cruas brigas,
De tribos imigas,
E as duras fadigas
Da guerra provei;
Nas ondas mendaces
Senti pelas faces
Os silvos fugaces
Dos ventos que amei.

Andei longes terras
Lidei cruas guerras,
Vaguei pelas serras
Dos vis Aimorés;
Vi lutas de bravos,
Vi fortes - escravos!
De estranhos ignavos
Calcados aos pés.


Já sem maracás;
E os meigos cantores,
Servindo a senhores,
Que vinham traidores,
Com mostras de paz.

Aos golpes do imigo
Meu ultimo amigo,
Sem lar, sem abrigo
Caiu junto a mi!
Com plácido rosto,
Sereno e composto,
O acerbo desgosto
Comigo sofri.

Meu pai a meu lado
Já cego e quebrado,
De pernas relado,
Firmava-se em mi:
Nós ambos, mesquinhos,
Por ínvios caminhos,
Cobertos d'espinhos
Chegamos aqui!

O velho no entanto
Sofrendo já tanto
De fome e quebranto,
Só qu'ria morrer!
Não mais me contenho,
Nas matas me embrenho,
Das frechas que tenho
Me quero valer.

Então, forasteiro,
Caí prisioneiro
De um troço guerreiro
Com que me encontrei:
O cru dessossego
Do pai fraco e cego,
Enquanto não chego.
Qual seja, - dizei!

Eu era o seu guia
Na noite sombria,
A só alegria
Que Deus lhe deixou:
Em mim se apoiava,
Em mim descansava,
Que filho lhe sou.

Ao velho coitado
De pernas ralado,
Que resta? - Morrer.
Enquanto descreve
O giro tão breve
Da vida que teve,
Deixai-me viver!

Não vil, não ignavo,
Mas forte, mas bravo,
Serei vosso escravo:
Aqui verei ter.
Guerreiros, não coro
Do pranto que choro:
Se a vida deploro,
Também sei morrer.

Glossário:
calcados: humilhados
fado: destino
fugaces: que passam rapidamente
ignavos: covardes
imigas: forma abreviada de "inimigas"
ínvios: intransitáveis, difíceis de passar
maracás: chocalho usado pelos índios em festas religiosas e nas guerras 
mendaces: traiçoeiras
mi: forma abreviada de "mim"
piagas: pajés
pujante: grandiosa, altiva
silvos: assobios, sons
talados: devastados
troço: grupo

POESIA LINDAS NÉH? 
APRECIEM E ATÉ A PRÓXIMA :*

2 comentários:

  1. Postagem linda !!! Sem palavras. Nossa língua portuguesa é riquíssima ! Muito boa a postagem.:)))

    ResponderExcluir
  2. Sim, nossa língua portuguesa é carregada de uma literatura espetacular .... :))

    ResponderExcluir

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...