terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Universo é feito de água - Tales de Mileto

Boa Tarde amores *-*

Vamos para mais uma aulinha de filosofia? srsrsr
anteriormente foi citado Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes.
Vou procura falar bem resumidamente sobre os 3 filósofos do inicio da Era Pré-socrática.
Iniciando hoje TALES DE MILETO - ANAXIMANDRO E ANAXÍMENES.

"O universo é feito de água"

  Criado em uma época na qual a religião explicava todas as coisas das guerras aos casamentos infelizes. Tales de Mileto rompeu com o pensamento mitológico e deu um pontapé inicial da filosofia. Foi o primeiro a usar o raciocínio puro para explicar as questões do homem e da natureza. Nascido na colonia de Mileto, atual Turquia, Tales é considerado o responsável por tirar a civilização helênica das trevas intelectuais. [...] O nosso pensador ficou mais conhecido pelo teorema de Tales, que ele formulou medindo a piramide de Quéops, no Egito, utilizando apenas uma estaca e as sombras dela e da piramide. Hoje, o teorema é fundamental para medições geométricas, utilizado desde a construção civil até a astronomia.
 Na filosofia, ele acreditava na existência de uma matéria-prima básica responsável pela origem do Universo: a água. Em sua frase mais conhecida 'O universo é feito de água'. Ele observou que sem água tudo morria. Logo, era uma fonte da vida. Tales chegou afirmar que a Terra flutuava sobre um disco de água a partir do qual tudo emergiu. Ironicamente ou não, a sede teria sido um dos motivos da sua morte, aos 78 anos.  Tales sucumbiu por causa do calor, da sede e do esgotamento da velhice.
 Tales não deixou textos. Tudo o que se sabe sobre ele é baseado na tradição oral e em registros de outros pensadores. Teve uma vida isolada e intima. Não cobrava nada de seus discípulos e, humildemente, desafiava outros sábios a contestarem suas ideias.

 Obs: antes de lerem á próxima ideia, pense um pouco em como as vezes somos irônicos conosco, lendo a vida de Tales, não esse resumo, mas a vida dele mesmo, digo que ele viveu ironicamente e verdadeiramente sua vida na base seus pensamentos.  

  Agora vamos para Anaximandro:

 "O Princípio e o elemento de todas as coisas é o infinito"

  Responsável por continuar o pensamento de Tales, Anaximandro foi político, administrador e construtor de relógios solares - um cidadão célebre. Seu busto foi encontrado em posição de destaque nas  ruínas de Mileto. Assim como Tales, acreditava na existência de um  princípio primordial para o Universo, mas discordava de que fosse a água. Nas três frases deixadas pelo pensador, que são os primeiros textos e filosofia escritos, ele defende que o infinito é a origem de tudo, por que somente algo ilimitado e eterno poderia explicar a multiplicidade das coisas. 

 Obs: então, continuemos á pensar .... 

 Vamos para a terceira teoria sobre o que poderia ser Physis - do verbo grego 'fazer surgir'.

"O ar é Deus"

 Nem água, nem infinito. Para o ultimo dos filósofos de Mileto, o ar era o item fundamental. Ele observou que os lábios franzidos produzem ar frio e quando relaxados, ar quente - concluindo que a condensação esfria e a expansão aquece. Para ele, a condensação do ar teria dado origem a névoas, chuvas e rochas, ou seja, ao planeta todo. Afinal, nada sobreviveria sem o ar.

 Obs: Vou deixá-los tirar suas próprias conclusões sobre o pensamento dos três filósofos de Mileto. Retirem o pouco que sabem da filosofia, aprendida na escola, da cabeça, esvazie-a e comece a tirar conclusões desses pensamentos filosóficos da década 600 a.C.... Perceberam que naquele tempo esse pensamento era vivaz? 
Agora voltando no hoje 2015, com toda a informação que temos sobre a existência do mundo, na versão cristã e na versão da ciência e filosofia... Notaram que é como se pensar desse modo fosse errado, é como se nós mesmo estivéssemos nos chamando de 'falta de informação' .... 
Claro que até hoje existe muita critica sobre esse assunto, mas é raro encontrar alguém que afirma que o universo veio do 'além' ou da 'água' .... 

 Mas, conclusões - deixo para vocês !!!!!
   
hahah até o próximo poste ..... :*

2 comentários:

  1. Estou ficando constrangida com tuas postagens. Muito culta !!! Teu blog é muito legal, porque tem uma abordagem de leitura diferente. Curti.;)

    ResponderExcluir

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...