sábado, 14 de maio de 2016

A Arte da Guerra - Sun Tzu

Boa tarde pessoal 0/
Demorou, mas o comentário desse livro, que eu gostei, sai hoje ...

Para os amantes de estratégia, á muitos livros que abordam o tema, porém esse foi o primeiro que eu li de tal tema e confesso ter gostado muito do livro.


Sun Tzu foi um general chines que viveu no século IV a.C e que, no comando do exercito real de Wu, acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A Arte da Guerra, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra. Uma das histórias mais repetidas sobre Sun Tzu descreve o modo pelo qual ele empregava as "concubinas" para demonstrar no palácio, ao rei, exemplos de manobras de combate e deslocamentos de tropas.

 Vencer antes de lutar era uma das táticas ensinadas por Sun Tzu.
 No livro, ele destaca que, na Guerra, a melhor política, geralmente, é capturar um Estado intacto; arruiná-lo denota atitudes inferior.
 Capturar o exército inimigo ou pegar um batalhão, uma companhia ou um esquadrão de cinco homens intactos é melhor que destruí-los.
 Vencer cem vezes em cem batalhas não é o auge da habilidade, mas sim subjugar o inimigo sem precisar lutar.
 Em A Arte da Guerra, Sun Tzu mostra suas estratégias, de forma bem contextualizada e dinâmica, dando ao leitor um conhecimento mais amplo sobre como vencer as batalhas do cotidiano, que se manifestam de diversas formas, de maneira clara e transparente.

Esse livro não é indicado apenas para quem faz faculdade de Administra ou Contábeis.

Com minhas palavras ao auxilio do livro, vou descrever como o general fez a demonstração de sua estratégia diante do rei de Wu.


Em certa ocasião, Ho-lü, rei de Wu, concedeu uma audiência a Sun Tzu.
-Sun Tzu, li inteiramente os 13 capítulos da sua Arte da Guerra. Será que poderia realizar uma pequena experiencia, de controle do movimento de tropas?
-Posso.
-Mas o senhor seria capaz de faze-lo até mesmo usando mulheres? - provocou o monarca.
-Sim - respondeu o general com serenidade e segurança.
Então, o rei aquiesceu e ordenou que viessem á sua presença suas cento e oitenta lindas concubinas. Dando autonomia geral á Sun Tzu para treina-las, e inclusive, o general escolhesse o melhor ambiente dentro do castelo.
Assim, sem se importar com o papel ridículo que lhe queriam imputar, o general nomeado pelo rei, dividiu o contingente em suas companhias, colocando na liderança as duas concubinas favoritas do monarca.
Instruiu todas quanto ao uso de alabardas, e repassou-lhes orientações que todas praticamente, jamais tinham ouvido em toda a sua vida.
Então, para não terem duvidas, o general deu a ordem acima por mais 3x e explicou, pormenorizadamente, em cinco oportunidades.
Bateu no tambor o sinal de "direita, volver" e o pequeno exercito caiu na gargalhada.
Sem perder a postura, o general assumiu que não foi claro e as explico mais 5x. Pacientemente.
Outra, batida no tambor e as mulheres desandaram a rir.
Diante desse quadro hilário, Sun Tzu, com o semblante sério, porém, equilibrado, afirmou:
-Se as instruções e os comandos não são claros, a falha é do general. Mas quando são claros e não são executados conforme a disciplina em vigor, temos aí um crime por parte das lideranças.
Surpreendendo á todos, o general mandou que as duas lideres das tropas fossem decapitadas.
Por mais que o rei se intrometeu, o general continuou firme, determinando que ambas fossem penalizadas com a morte, para que o fato servisse de exemplo ás demais. Logo após, indicou outras duas concubinas, na ordem de excelência, para liderar as companhias.
Feito isso, repetiu os sinais e as mulheres saíram excelentes, nenhum ousou emitir o mais leve rumor de deboche.
Sun Tzu, mandou, em seguida, um mensageiro ao rei, informando-o que as tropas já encontravam em boa ordem e ele próprio poderia ir revisá-las.
Porém, o rei ainda fervendo de raiva pelo que ele fez com as duas de suas favoritas disse - O General pode ir para sua hospedaria e descansar. Eu não desejo inspecionar a tropa e quero que o senhor Sun Tzu retire-se deste palácio.
-Impressiona-me saber que o rei gosta de palavras vazias. Não é capaz de juntá-las aos atos, pondo-as em prática - retrucou Sun Tzu.
Depois de refletir por um tempo, Ho-lü percebeu que, de fato, Sun Tzu era um homem capacitado e, no momento oportuno, fez dele o general do Exército Real.
[...]

Não sei dizer o porque, mas eu gostei muito dessa lição, claro que tiramos muitas conclusões do que foi feito, o livro é dividido em XIII capítulos.

Eu gostei muito desse livro, porém quando ler, procure focar bastante nas palavras, pois para o entendimento de uma estratégia perfeita a atenção é mais que essencial.


Amores, poste de hoje é mais uma indicação de livros, apreciem e até o próximo
:**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...