sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

"O homem é a medida de todas as coisas"

Boa tarde meus amores ...
Não abandonei o blog certo e nem mesmo deixei da FILOSOFIA *-*

Hoje encerrando a Era-Pré Socrática com:

"O homem é a medida de todas as coisas" - PROTÁGORAS

 Pela primeira vez, um filósofo colocava o homem no centro do pensamento. Ao afirmar que "o homem era a medida de todas as coisas", Protágoras inaugurava a ideia de que a verdade depende da experiencia pessoal. Nascido em Abdera, na Grécia, Protágoras concluiu que qualquer afirmação sempre era relativa a um ponto de vista, a uma sociedade ou ao modo de pensar. Os sofistas (palavra que pode ser traduzida como sábios ou sabedoria) argumentavam contra e a favor de teses com a mesma eloquência.O objetivo deles era ganhar qualquer discussão. Foras os primeiros a fazer do conhecimento uma profissão: cobravam de jovens atenienses por aulas de retórica, o que desagradava os intelectuais da época. Foi banido de Atenas após questionar a existência dos deuses e morreu logo depois, em um naufrágio enquanto fugia a Sicília.

OBS: Lembra do primeiro poste? Para que serve á filosofia, para nada, na verdade? Aqui entramos num assunto de puro pensamentos em que pessoas que admiravam os pensantes pagavam apenas para ouvi-los falar sobre o que pensavam... Acredito que hoje existem isso, mas não para a filosofia e sim para á religião (nada contra, apenas meu modo de pensar). 
Agora, vamos analisar o outro.


"Nada existe" - GÓRGIAS

 Seria errado culpar a adúltera Helena pela Guerra de Troia. A moça na verdade, foi uma vítima das palavras. Páris, seu sedutor, teria usado o poder da linguagem para manipular a mente de Helena. Usando essa argumentação, o sofista Górgias explicou o poder mágico que, para ele, existia nas palavras. Genio da retórica, o filósofo acreditava  piamente na persuasão da linguagem. Era uma espécie de precursor dos publicitários, capaz de sustentar opiniões absurdas e convencer seu público usando apenas o talento argumentativo. Pela retórica, Górgias e os sofistas provaram que a inteligencia também poderia ser usada para mentir, seduzir e impressionar.
 Nascido na cidade de Lentini, na Sicília, o sofista teria vivido 108 anos em perfeita saúde e propondo pensamentos radicais. O mais famoso foi o das três teses:

  • nada existe;
  • se algo existisse, não poderia ser pensado e
  • se algo existisse e pudesse ser pensado não poderia ser explicado.
 A ideia polemica ganhou várias interpretações. Há quem diga que foi apenas uma brincadeira feita durante um dos discursos de Górgias para assustar os ouvintes. Outros sustentam que era uma forma radical de ceticismo.


OBS: Não é louco pensar nas teorias filosóficas, mas também não é nada normal ignorar aquilo que dá nó cérebro e por mais que você tenta negar, você está pensando nas palavras que foram lidas e ditas, isso não faz de você um filósofo, ou faz? srsrsr 

Górgias nos faz pensar naquilo que, talvez, nunca pensamos, ou se pensamos nos achamos loucos, a tese três é algo bem louco e gostoso de se pensar, tentem achar um ponto para tentar explicar aquilo que vocês pensaram nessas 3 teses....

haha deixo para vocês amores, .... obrigado pelo poste e até o próximo :*


Um comentário:

  1. Ai amigaaaa....amo muito essas postagens filosóficas!Sim, somos intelectuais ( e virginianas)...rsrsr. Beijos.

    ResponderExcluir

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...