sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

"A morte não é nada para nós" - Epicuro / "O homem que sofre antes de ser necessário sofre mais que o necessário" - Seneca

Boa tarde meus amores *-*
Oooh! quase que o poste de hoje não sai ... mas hoje é filosofia e claro que seria um pecado não publicar nada sobre filosofia (rsrs)

Continuando com a Filosofia Clássica - hoje teremos um poste duplo....

A morte não é nada para nós - EPICURO

 Durante escavações em sítios arqueológicos gregos e romanos, foram encontradas várias estatuetas de Epicuro. Era normal que os intelectuais da época guardassem estátuas de filósofos, mas o que chamou a atenção é que as de Epicuro estavam presentes até nas casas simples. Os seguidores do filósofo, nascido na Ilha de Samos, acreditavam que contemplar seu rosto aquietava o espirito. Epicuro adorava comparar seu pensamento á medicina. Proclamava-se um terapeuta do espirito, médico das almas e cirurgião das paixões. Na sua escola, acolhia mulheres, escravos e até mesmo prostitutas para suas "consultas".
 Como Aristóteles, acreditava que o maior objetivo da vida era a felicidade. Mas ia além. Achava que a dificuldade em atingi-la estava no medo que sentimos da morte. Epicuro se propôs a resolver o impasse: se a morte é o fim das sensações, ela não pode ser fisicamente dolorosa, e, se é o fim da consciência, não pode causar dor emocional. Ou seja, não há nada a temer. Superado esse medo, podemos ser felizes. Epicuro morreu aos 72 anos. Não sabemos se ele estava completamente destemido em relação ao juízo final, mas, em uma de suas ultimas cartas, comemorou a vida doce, feliz e sempre digna de ser vivida.

 ALGUÉM AQUI TEME A MORTE? 
Penso eu que: A morte nada mais é que a libertação e a felicidade.






O homem que sofre antes de ser necessário sofre mais que o necessário - SÊNECA

 Sêneca era membro de estoicismo, escola que surgiu após a morte de Aristóteles, com Zenão de Cítio. O estoicismo pregava o foco nas coisas que podemos mudar, e mais nada. Para os estoicos, por exemplo, o envelhecimento e a brevidade da vida era inevitáveis. A única coisa que poderíamos fazer, portanto, seria aceitá-los. Sêneca nasceu na Espanha, mas viveu a maior parte da vida em Roma. Era conselheiro íntimo de Nero, mas não demorou para que o imperador acusasse o filósofo de traição. Nero ordenou que Sêneca se suicidasse. Como bom estoico, o filósofo não contestou a sentença absurda. Estava colocando em prática o principio da ataraxia, um dos mais famosos conceitos da escola, que significa ausência de inquietação. A morte injusta era uma forma de provar que a única felicidade possível está na ausência do seu oposto: a dor.

 OS DEIXAREI NO SEUS PENSARES !!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...