segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

"Só sei que nada sei" "Conhece-te a ti mesmo" - Sócrates

Boa tarde amores *-*
Quase duas semanas sem postar nada de filosofia aqui no blog, então vamos continuar de onde paramos ... hoje dedicado a Sócrates, o pai da filosofia.

"Só sei que nada sei;"
"Conhece-te a ti mesmo."

Sócrates é para filosofia o que Jesus representa para o cristianismo. Assim como o profeta, veio de uma família pobre, nunca escreveu uma palavra, incomodou muita gente e foi admirado por uma legião. Perambulava pelas ruas, onde parava desconhecidos e fazia perguntas embaraçosas. Como Jesus, Sócrates morreu de forma trágica. De origem pobre, seguiu a mesma profissão que o pai, escultor. Mas o ofício logo foi abandonado com a convocação para a guerra do Peloponeso, onde defendeu Atenas contra Esparta. Foi nessa época que o sábio encontrou o amor - ou melhor, os amores. Não que ele fizesse sucesso com as mulheres, pelo contrario, sua feiura era incomparável e por conta das leis de casamente com duas mulheres, se casou com Xantipa e Mirton.
 Sócrates falava dia e noite sem parar, inquerindo quem quer que cruzasse seu caminho. Passava dias formulando questões e perguntando insistentemente, sem desenvolver uma teoria sequer. Dois diálogos, tentava estimular pensamentos sobre o que é o bem, o justo, o bom e o belo. Ele definiu o que acreditava ser uma vida virtuosa, onde a paz de espirito era atingida fazendo o certo. Fazer a coisa certa era uma questão de consciência - Sócrates acreditava que ninguém desejava fazer o mal. Esse pensamento levava a famosa frase Conhece-te a ti mesmo.
  "Mas e se um amigo estivesse muito triste e quisesse se matar e você roubasse a faca dele? Não seria um ato imoral?" perguntas assim atordoou Atenas.
   "Mas seria moral em vez de imoral, já que seria uma coisa boa e não ruim".
  Ele próprio comparou esse método com a profissão da parteira de sua mãe. Sua mãe usava a habilidade para trazer á luz a vida.
 Um dia, um amigo de Sócrates consultou o Oráculo de Delfos. Desejava saber se existia alguém mais sábio que o filósofo. A resposta foi direta: "Não, ninguém é mais sábio que Sócrates".
 Quando soube da resposta, Sócrates ficou pasmo com a afirmação e foi procurar políticos e poetas para provar o erro do Oráculo. Foi em vão.
 Conta-se que, ao conversa com outros sábios, Sócrates concluiu que todos acreditavam que tinham um conhecimento profundo sobre algum assunto, quando, na verdade, não era bem assim. A sabedoria do pensador estava em não alimentar ilusões sobre o próprio saber. Foi dessa lógica que extraiu a histórica frase "Só sei que nada sei", pensamento esse que lhe rendeu varios inimigos em Atenas, que o acusaram de ser, na verdade, um sofista interessado em se aproveitar da retórica para mentir. O filósofo foi levado ao tribunal, acusado de colocar em risco a moralidade ateniense e dissuadir a crença nos deuses.
 Recusando-se a abrir mão de suas ideias, o sábio tomou um cálice de cicuta - veneno extraído de uma planta que paralisa gradualmente o corpo. Morreu aos 70 anos. Durante o julgamento, disse uma das frases mais marcantes: "A vida irrefletida não vale a pena ser vivida." Segundo relatos de Platão, Sócrates preferia a morte do que viver sem questionamentos, na completa ignorância. Teria declarado ainda que, se corromper a juventude significava ensinar a cuidar menos do corpo e mais da alma, então era culpado. Sócrates não escreveu nada, mas disse muito. Antes de cumprir seu destino se despediu de seus discípulos "Já é hora de irmos. Eu para a morte, vocês para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo? Isso é segredo. Exceto para Deus".


Após esse poste com a trajetória de nosso filósofo, não tenho palavras para comentar, apenas digo que amei fazer essa postagem e espero que vocês gostem e apreciem como eu....  
Até o próximo :*

5 comentários:

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...