terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"A alma do homem é imortal e imperecível" - Platão

Boa tarde amores *-*
Dia de filosofia aqui no blog ... e confesso estar ansiosa para o poste de hoje PLATÃO ...

"A ALMA DO HOMEM É IMORTAL E IMPERECÍVEL" - PLATÃO

PLATÃO VIA DOIS MUNDOS:
O DAS IDEIAS E O DOS SENTIDOS!


Se Sócrates construiu um pequeno altar para a filosofia, Platão foi o responsável por transformar esse altar em uma grande igreja. Principal discípulo de Sócrates, o filósofo se encarregou de registar as ideias do mestre na forma de diálogos. Seu texto é uma mistura de teorias complexas om fragmentos teatrais que traziam o mestre como protagonista, dialogando sobre a vida, a razão e a verdade. Platão escreveu ao longo da vida cerca de 40 diálogos, verdadeiras obras-primas filosóficas e literárias. temos a sorte de contar hoje com tudo o que o filósofo escreveu.
 É de Platão um dos textos filosóficos mais lidos da história, o Mito da Caverna. Conta a fácula de prisioneiros que foram acorrentados em uma caverna escura quando crianças sem jamais poder sair dali. Tudo o que conheciam do mundo eram sombras da vida real projetadas nas paredes, ou seja, cópias imperfeitas das coisas, que conservam suas formas verdadeiras no mundo das ideias, uma espécie de paraíso onde está guardado o padrão de tudo o que existe - principal teoria de Platão. O mundo das ideias existem em oposição ao mundo dos sentidos, esse no qual vivemos, recheado de cópias defeituosas de tudo o que existe no plano superior.
 Quando um dos escravos foge da caverna e fica deslumbrado com a verdadeira forma das coisas, Platão faz uma metáfora com os filósofos, que ascendem por meio do conhecimento. Ele defendia a tese de que o mundo das ideias só poderia ser acessado pelos filósofos. Logo, era a classe mais indicada para governar a pólis. Esse pensamento originou a teoria politica de Platão, na qual ele cria a cidade ideal. Nela, existiriam apenas três categorias de cidadãos, cada um desempenhando a tarefa para a qual estava melhor preparado. Aqueles que tinham a "alma com apetite" seriam trabalhadores; os corajosos, os guardiões da pólis; e os dotados de sabedoria e razão, os governantes-filosóficos.
 A tarefa do rei filosófico seria justamente a de regressar á caverna e relatar o mundo das ideias para os demais - isto é, contar a verdade para a sociedade. Na comunidade ideal de Platão, os casamentos seriam coletivos e sem casais fixos. O sexo seria somente para a reprodução, e as crianças criadas pelo Estado como filhos da comunidade. O pensador também lançou a ideia de igualdade dos sexos. Na cidade ideal, as mulheres não seriam descriminadas e poderiam ocupar até postos no serviço militar. Essa teoria levou Platão por três vezes até a cidade de Siracusa, na Sicília, onde pretendia persuadir os soberanos a colocar em prática seu plano. Sem sucesso, chegou a ser preso.
 Mas, antes de virar Platão, o filósofo, ele era Arístocles, seu nome de batismo, um estudante de letras e da pintura com excepcional dom para a ginástica. O apelido, Platão (Pláton, em grego), que significa amplo, teria sido uma criação do treinador Áriston de Argos por causa do porte musculoso do aprendiz.
 Depois da morte do professor, Platão fundou a própria escola de Atenas. Considerada por alguns como a primeira universidade e inspirada nas comunidades criadas por Pitágoras, a Academia ensinava matemática e geografia. O grande avanço era o ingresso de mulheres, que pela primeira vez, podiam estudar.
 Platão morreu aos 70 anos e em sua lápide foram gravadas tais palavras:
 "Aqui jaz o divino Aristócles, que em prudencia e justiça soube exceder a todos os mortais. Se a sabedoria eleva alguém ás alturas, este as conseguiu. A inveja em nada lhe empanou a glória".

Revista: Super Interessante
Escrito: Fédon, A República,
O Banquete e Teeteto

Quem mais ficou tentado em ler O Mito da Caverna?

Um comentário:

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...