quinta-feira, 30 de abril de 2015

Literatura Rococó

Boa Noite meus amores *-*

Assunto de hoje Literatura Rococó ;p
O estilo Rococó, na verdade é mais artístico do que literário, a música, escultura, pintura e arquitetura, ou seja, o Rococó é irmã da Arte Barroca e portanto o poste de hoje será um pouquinho longo, mas compensará ^^

ROCOCÓ
A palavra rococó é um termo francês "rocaille", ou seja, "concha". Por que do concha?
Por que está associado a certas fórmulas ornamentais e decorativas, como por exemplo: na decoração de uma gruta artificial era usado incrustação de conchas e pedaços de vidros. O Rococó foi um movimento estético que floresceu na Europa.

O Rococó nasceu em Paris na década de 1770 como reação aristocratica contra o Barroco suntuoso, palaciano e solene pratico no periodo de Luiz XV. Caracterizou-se portanto por sua índole hedonista (palavra grega, significa: prazer, vontade) e aritoscrática.
-Delicadeza;
-Elegancia;
-Sensualidade;
-Graça;
-Temas leves e sentimentais
-Linha curva e
-Cores claras, essas são papeis fundamentais na composição da obra.
Na França, teve uma afeição mais tipica e mais tarde foi reconhecido como patrimonio nacional.


Um pouco da História: 

O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero de decoração.
Na ourivesaria, no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hotéis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o Rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais.

O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII.

No Brasil o estilo revelou-se tardiamente, pois já no início do século XIX, na escultura de madeira e de «pedra-sabão», na pintura mural e na arquitectura, com José Pereira Arouca, Francisco Xavier de Brito, Manuel da Costa Ataíde e António Francisco Lisboa, o Aleijadinho.


Caracteristicas do Barroco:

-Cores claras;
-Tons pastel e douramento;
-Representação da vida profana da aristocracia;
-Representação de Alegorias;
-Estilo decorativo;
-Possui leveza na estrutura das construções;
-Unificação do espaço interno, com maior graça e intimidade;
-Texturas suaves;
-Hedonismo.


Musica Rococó
O estilo de música utilizada no rococó é de difícil definição.

É caracterizado por sarabandas, gigas, minuetos e outras galanteries. Um dos compositores deste estilo é Johann Christian Bach, filho mais novo de Johann Sebastian Bach.

Escultura Rococó

Os escultores do rococó abandonam totalmente as linhas do barroco.As suas esculturas são de tamanho menor. Embora usem o mármore, preferem o gesso e a madeira, que aceitam cores mais suaves.

Escultura do Palácio Real de Queluz

















Pintura Rococó

A pintura do Rococó divide-se em dois campos nitidamente diferenciados. Um deles forma um documento visual intimista e despreocupado do modo de vida e da concepção de mundo das elites européias do século XVIII, e o outro, adaptando elementos constituintes do estilo à decoração monumental de igrejas e palácios, serviu como meio de glorificação da fé e do poder civil.

 Fragonard - O balanço

Fragonard - A leitora



Watteau - Embarque para Citera











A pintura rococó era concebida muitas das vezes como parte integrante de uma concepção global de decoração de interiores. A meados do século XVIII, começou a ser criticada, com ascensão de ideias iluministas, neoclassicos e burgueses, sobrevivendo até a Revolução Francesa.
A partir da década de 1830, voltou a ser reconhecida como testemunho importante de uma determinada fase da cultura européia e do estilo de vida de um estrato social específico, e como um bem valioso por seu mérito artístico único e próprio, onde se levantam questões sobre estética que floresceriam mais tarde e se tornariam centrais para a arte moderna.


Escultura Rococó

 Fonte e fachada do Palácio Real de Queluz 1747-1807



Pormenor Palácio Real de Queluz




Interior do Palácio Real de Queluz






Breve comentário: para os amantes da arte, isso é perfeição!





Abaixo á musica Rococó de  Johann Christian Bach


Escolhi o video mais curto 11 min. São sinfonias e tem muitas, mas muitas mesmo, espero que o som lhes agradem, assim como me agradou ^^

E mais algumas pinturas do Rococó que são belissimas ...




 Fontes: Google e outros sites....

Quero agradecer á todos que leem e até o próximo poste
:*


 

3 comentários:

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...